câncer de mama

7 sinais de que você pode ter câncer de mama

Há alguns sinais e sintomas que podem indicar o câncer de mama. E, apesar de ele ser mais comum nas mulheres, também pode atingir homens. Não existe uma causa específica para a doença, mas a medicina já identificou os fatores de risco para ela. O mais importante é que a mulher conheça as próprias mamas, para que sempre consiga identificar qualquer alteração.

A seguir, 7 sinais de que você pode ter câncer de mama.

1# Nódulo no seio ou na axila

Sentir a presença de um nódulo no seio ou próximo da região das axilas pode ser um indicativo desse tipo de câncer. Isso não significa que você precisa ficar em aflição, mas é importante consultar o seu médico, para que ele analise as mamas e indique a verdadeira causa dessa protuberância. Em alguns casos, o nódulo não caracteriza esse câncer.

2# Secreções nos mamilos

Secreções amareladas ou sangue saindo dos mamilos podem ser uma alerta. Percebendo essas reações, consulte o seu médico, pois, além de serem um sintoma do câncer em questão, tais secreções são comuns em pacientes com algum tipo de infecção ou irritação.

3# Dores no peito

Dores intensas ou desconforto na mama também são sinais da doença. Algumas pacientes ainda reclamam de uma sensação “elétrica” de um peito ao outro. Nesses casos, o tumor se concentra logo atrás dos mamilos, por isso a sensação desconfortável.

4# Mudanças na aparência do peito

Essa é a mais preocupante, mas não são comuns mudanças evidentes na aparência dos seios. Sempre se observe e se conheça, para que consiga identificar qualquer alteração nas mamas. Repare o tamanho dos seios, a forma, as possíveis ondulações e a diferença entre os tamanhos das 2 mamas.

5# Sensibilidade nos mamilos ou mudança na aparência deles

Os mamilos também podem indicar sinais do câncer de mama, tanto visualmente como sensorialmente. Uma sensibilidade incomum ou alguma alteração no formato dos mamilos ― que podem vir a parecer mais inchados, ondulados ou até achatados ― são alguns dos sinais da doença. Observação: sentir sensibilidade nos seios é muito comum para a maioria das mulheres. A sensibilidade aqui tratada é referente a uma sensação incomum. Esteja atenta.

6# Coceira

Coceiras nos seios ou nos arredores sem um motivo aparente são raras em pacientes com a doença, mas podem ser um sinal de alerta. A coceira normalmente se dá por conta de uma inflamação, a pele da área afetada fica avermelhada, descamada e pode causar coceiras. São os casos de câncer inflamatório de mama.

7# Vermelhidão ou inchaço nos seios

Como os tumores “empurram” a pele abaixo deles, acabam causando inchaço nessa região afetada. É comum pacientes com câncer de mama reclamarem de dor, inchaço e, até, vermelhidão nas áreas atingidas. Observe o ocorrido e, se os sintomas persistirem por mais de 1 semana, é hora de consultar um médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ginecologista em São Paulo.