Conheça alguns procedimentos para ter uma gravidez saudável

A gravidez é, sem dúvida, um momento mágico na vida da mulher. Porém, ela também pode significar algumas experiências desagradáveis se a futura mamãe não se cuidar direitinho durante essa fase.

Por isso, hoje vamos mostrar alguns procedimentos que irão te ajudar a conquistar uma gravidez saudável, evitando problemas como ganho excessivo de peso, complicações no parto, má formação do feto, abortos, entre outros mais. Confira!

Os segredos para uma gravidez saudável

Cuide-se antes de engravidar

É comum que as mulheres se preocupem com a saúde somente depois de se descobrirem grávidas. Contudo, para ter uma gravidez saudável, é essencial manter os cuidados com saúde também antes da gravidez.

Exercícios físicos regulares, alimentação balanceada, controle do estresse e adoção de hábitos saudáveis devem ser uma rotina, pois, além de regular as funções orgânicas, esses hábitos ajudam a preparar o corpo para uma possível gravidez, garantindo os nutrientes que o feto precisará e, claro, saúde para a mãe.

Faça o pré-natal

Assim que descobrir a gravidez, é fundamental começar de imediato o pré-natal. Durante esse acompanhamento, o médico realizará uma série de exames para acompanhar tanto o desenvolvimento do bebê como a saúde da mamãe, além disso, receitará vacinas e suplementos vitamínicos quando necessário.

Por meio desse acompanhamento o médico poderá garantir que a gestante tenha uma gravidez saudável, prevenindo e tratando os possíveis problemas que surgirem.

Invista numa alimentação saudável

Para uma gravidez saudável, a futura mamãe não pode depender somente dos suplementos. É preciso, também, mudar a alimentação.

Reduza a ingestão de alimentos maléficos a saúde (frituras, doces, fast food, industrializados) e invista naqueles que contam com uma tabela nutricional rica (frutas, verduras, legumes, integrais, proteínas magras, grãos).

Dessa forma, além de garantir os nutrientes para si e o bebê, você ainda previne problemas como a má formação do feto e o ganho excessivo de peso.

Faça uso de suplementos vitamínicos

Mesmo que a mulher mantenha uma alimentação saudável, é muito importante que se faça uso dos suplementos indicados pelo médico.

Isso porque nem sempre uma alimentação balanceada garante que a quantidade de nutrientes suficiente para mãe e bebê estejam sendo absorvida, em especial o ácido fólico, o ferro e o cálcio.

Mas atenção! Nada de tomar vitaminas e suplementos sem a indicação do médico. Essa automedicação pode causar muitas complicações.

Pratique de exercícios físicos

Grávidas podem e devem fazer exercícios físicos. Conheça alguns benefícios:

• Controle do peso;
  • Redução do colesterol;
  • Controle da diabetes;
  • Combate à retenção de líquidos e inchaço corporal;
  • Ativação da circulação sanguínea;
  • Melhora da ventilação e nutrição das células;
  • Combate à ansiedade e depressão;
  • Fortalecimento dos músculos.

Controle o estresse

O estresse libera cortisol, o hormônio do cansaço, e desregula as funções orgânicas. Por isso, a mulher grávida precisa ter momentos de descontração e realizar atividades relaxantes regularmente.

Sentindo-se mais feliz e tranquila, temos uma melhora do bem-estar e da qualidade de vida, o que influencia positivamente para uma gravidez saudável.

Abandone hábitos pouco saudáveis

O uso do tabaco e a ingestão de bebidas alcoólicas são contraindicados durante a gravidez — e também depois dela. A automedicação também deve ser evitada, já que certos medicamentos podem oferecer até mesmo o risco de aborto.

Também é preciso manter uma rotina regrada e não sacrificar o sono. Tome cuidado com o excesso de exercícios físicos e atividades intensas, pois podem levar a partos prematuros e outras complicações.

Fique atenta aos procedimentos de beleza

Manter-se bonita durante a gestação ajuda na autoestima da mulher, porém, para ter uma gravidez saudável é preciso estar atenta. Afinal, nem todo procedimento de beleza é seguro para as mulheres grávidas. Confira algumas dicas:

• Sempre que for realizar um procedimento estético informe ao profissional o seu estado;
  • Antes de usar química no cabelo, peça o conselho do seu médico;
  • Evite saunas e banhos quentes, pois causam queda na pressão arterial.

Esses são alguns cuidados para se ter uma gravidez saudável. Mas você ainda pode se cuidar muito mais e fazer desse momento o mais especial de toda a sua vida. Assine a nossa newsletter para continuar a descobrir como cuidar da sua saúde antes, durante e depois da gestação!