Conheça os principais exames ginecológicos

A melhor forma de identificar possíveis alterações ginecológicas é por meio dos exames de rotina. No consultório médico é possível realizar alguns deles, o que pode ajudar a direcionar, se necessário, o diagnóstico e o tratamento segundo o quadro de cada mulher. No post de hoje, listamos os principais exames ginecológicos realizados na consulta, que você precisa fazer com frequência para garantir sua saúde. Confira!

1. Toque vaginal

O exame de toque é um procedimento simples, mas muito importante para avaliar a saúde da mulher. Para realizá-lo o ginecologista introduz dois dedos na vagina e posiciona a outra mão sobre o abdômen da mulher.

Ele realiza movimentos com as duas mãos para examinar o colo e corpo do útero, a vagina, os ovários e as trompas. Por meio desse exame é possível identificar doenças pélvicas inflamatórias e a endometriose.

2. Toque da mama

toque das mamas é um dos principais exames ginecológicos realizados tanto no consultório como em casa, onde a mulher faz o autoexame. O ginecologista examina as mamas e a região das axilas com toques dos dedos para identificar a presença de nódulos ou qualquer outra anormalidade na anatomia da região. Esse exame tem a finalidade, principalmente, de identificar o câncer de mama.

3. Exame especular

Esse exame é realizado com o auxílio do espéculo, um instrumento que tem a função de afastar as paredes da vagina para permitir melhor visualização do colo do útero. Dessa forma identifica-se a presença de lesões, inflamações, corrimento anormal ou hemorragias.

4. Papanicolau

O exame de Papanicolau se inicia no consultório, onde é coletada uma amostra de células e secreções da vagina, que depois é enviada para análise laboratorial. O Papanicolau pode ser feito com ajuda do espéculo, coletando, diretamente do colo do útero, o material a ser examinado.

A finalidade desse exame é o diagnóstico de possíveis casos de inflamação, HPV, displasias, câncer de colo de útero, infecções, entre outros problemas.

5. Colposcopia

É realizado com o auxílio do colposcópio, equipamento que amplia as imagens do interior da vagina e facilita sua visualização direta e também do colo do útero. O colposcópio é capaz de aumentar em até 40 vezes o tamanho normal, possibilitando diagnosticar alterações teciduais ou a presenças de tumores.

6. Vulvoscopia

A vulvoscopia também é realizada utilizando-se o colposcópio, porém, nesse caso, para analisar a vulva. Para facilitar, o ginecologista utiliza corantes que realçam os locais a serem examinados.

Outros exames importantes

Embora esses sejam os principais exames ginecológicos realizados no consultório, não são os únicos que o médico pode solicitar à mulher. Ainda há outros que são essenciais para avaliar a saúde da mesma e diagnosticar possíveis problemas.

Entre outros exames de igual importância estão a mamografia, a ultrassonografia (inclusive a pélvica), a urocultura e o hemograma. Esses dois últimos não necessariamente devem ser indicados pelo ginecologista, porém, ele também pode solicitá-los, pois ajudam no diagnóstico e nos tratamentos ginecológicos.

Para garantir sua saúde, a mulher deve realizar os principais exames ginecológicos uma vez ao ano. Nesse período ainda é possível fazer um diagnóstico precoce de doenças, o que permite um tratamento mais eficaz e menos agressivo. Por isso, marque na sua agenda e não deixe de realizá-los.

Quando você fez sua última consulta ginecológica? Já não é hora de visitar o ginecologista? Entre em contato com a clínica da Dra Cristina Carneiro e agende um horário!