Corrimento

O que é corrimento?

Você certamente já ouviu falar em corrimento vaginal. Quase toda mulher sabe do que se trata. É um problema temido pelos indivíduos do sexo feminino, devido à associação a situações que podem ser bastante constrangedoras, em decorrência dos sintomas, como o mau cheiro, assim como as manchas que podem aparecer nas roupas íntimas e até nas outras peças.

A verdade é que as secreções vaginais são normais em todas as mulheres, mas em alguns casos o volume é desproporcional, acompanhado de mau cheiro e cor fora do padrão esperado, que é na tonalidade branca.

Quais as causas e sintomas do corrimento?

Há uma única causa para que o corrimento ocorra, que é o desequilíbrio da flora vaginal, o qual pode ser causado por uma série de fatores, razão pela qual deve-se procurar o médico para identificá-los, de modo a preservar a paciente de complicações maiores.

Relações sexuais sem uso de preservativos não são crime, tanto que, sem elas, não haveria reprodução, mas, sem dúvida alguma, a relação desprotegida expõe a mulher ao contato com microrganismos.

Outro problema é a falta de hábitos de higiene adequados e a exposição a alérgenos, que podem estar presentes em tecidos, cosméticos e outras substâncias que entram em contato com a vagina.

Consultar o ginecologista é essencial, porque a causa pode estar ligada a infecções, como clamídia, HPV, gonorreia e tricomoníase, dentre outras, assim como a problemas dermatológicos, como dermatite atópica, perda da eficiência imunológica e uma série de possíveis infecções.

Os sintomas característicos são o aumento da secreção vaginal, a mudança da cor do líquido, que, na condição normal, é branco, com aspecto neutro. Outros sintomas são mau cheiro, principalmente na fase final do ciclo menstrual e após relações sexuais, o ardor ao urinar e durante a relação sexual, além da dor pélvica e a coceira na região.

Como é o tratamento do corrimento vaginal?

O tratamento a ser indicado vai depender do diagnóstico. Uma vez que esteja caracterizado o problema relacionado à secreção vaginal, é preciso identificar a que causa ela está relacionada.

Normalmente, quando a causa é a alteração do pH, a mais comum, o tratamento é feito com uso de medicamentos, que podem ser ministrados por via local ou oral, incluindo creme, gel e comprimidos.

É possível, também, prevenir o corrimento vaginal adotando algumas medidas como hábitos de higiene adequados, manter distância do álcool, fumo e antibióticos, evitar roupas íntimas feitas de tecidos sintéticos, dormir sem roupa íntima para oxigenar a região, fazer sexo seguro e ter uma dieta equilibrada, que inclua verduras, legumes e frutas, não se esquecendo de buscar orientação médica sempre.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ginecologista em São Paulo!