Entenda qual é o papel do marido na gravidez

A gestação é um momento mágico para as mulheres. O corpo muda, os primeiros laços são criados e toda as alterações hormonais que acontecem no período mexem de muitas maneiras com quem elas são.

O papel do marido na gravidez, por sua vez, é um pouco mais subjetivo, mas muitos homens já apresentam algumas alterações no período, que normalmente têm cunho psicológico e emocional.

É importante que os futuros papais tenham em mente que a demonstração de companheirismo durante esse período, assim como a preocupação com cada etapa do processo, será essencial para amadurecer ainda mais a relação com sua esposa e criar os primeiros laços com seu bebê.

Para te ajudar a entender qual o papel do homem na gestação, é preciso entender como ele deve auxiliar a mulher durante os próximos meses. Confira todo esse processo aqui:

O papel do marido na gravidez através dos tempos

A sociedade evoluiu muito nos últimos anos, o que fez com que os papéis vistos como “do homem” e “da mulher” também se modificassem. Atualmente, ambos têm uma atribulada rotina de trabalho e não cabe mais apenas ao gênero masculino se preocupar com o aspecto financeiro de seu lar. Com isso, desenvolveu-se a necessidade de ter um olhar mais atento e cuidadoso a tudo o que envolve seu relacionamento.

Acompanhar o pré-natal é essencial para dar suporte à esposa e para criar um vínculo com o seu bebê desde o início. Os especialistas já sabem que a voz paterna tem tanto impacto no desenvolvimento da criança quanto a da mãe.

Além disso, com a evolução tecnológica, os exames de imagens estão cada dia mais realistas, o que faz com que os papais possam “enxergar” seus filhos e filhas bem antes do nascimento, assim criando um vínculo sensorial mais forte com eles.

Lado a lado com a esposa

Exames de pré-natal, compra de móveis, enxoval, atividades físicas para grávidas ou curso de gestantes… o papel do marido na gravidez engloba, sim, todas as atividades realizadas pela mulher. Dessa maneira, o homem dá apoio à esposa em um dos momentos mais importantes de sua vida, além de demonstrar o companheirismo necessário para que tenha um casamento pleno e feliz.

Isso significa que o mercado, a divisão das tarefas e até mesmo a preocupação com o cardápio da esposa devem entrar na lista. O marido pode incentivá-la a comer de maneira saudável, preparando as refeições e a acompanhando em sua dieta. Casais que realizam essas atividades unidos possuem uma conexão mais sólida.

Quando o grande momento chegar

Muitos se questionam se o pai deve ou não estar presente na sala de parto. Não há uma resposta certa ou lógica para isso, afinal, muitos homens passam mal nesses ambientes e podem, em vez de ajudar, preocupar a esposa nesse momento tão crucial.

O apoio é, sim, fundamental para a ocasião, mas o casal que conversa e tem uma ligação forte entende muito bem as limitações um do outro. Só não esqueça que, após o nascimento, o marido também deve ser inserido nos cuidados com o bebê. Juntos, vocês aprenderão muito e amadurecerão sua relação.

Agora que você já sabe o papel do marido na gravidez, que tal deixar que mais futuras mamães saibam sobre o assunto? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e espalhe conhecimento!

Comentários

Posted by Dra. Cristina Carneiro