Entenda tudo sobre o período de ovulação

O período de ovulação é uma fase muito importante para quem busca engravidar. Esse ciclo acontece quando um dos ovários libera um óvulo e está pronto para ser fecundado. Para que aconteça a fecundação, após a relação sexual, é preciso que o espermatozoide encontre o óvulo.

Que tal entender melhor como funciona todo o processo de ovulação? Venha com a gente e compreenda mais sobre o assunto.

O período de ovulação ou período fértil

Para quem não está tentando engravidar esse pode ser um período bem intimidante. Mas, para quem deseja ter um bebê esse é o ciclo mais aguardado do mês.

A ovulação é quando o óvulo amadurece no ovário e segue para as trompas, local onde aguardará a chegada dos espermatozoides. Nessa fase uma relação sexual sem proteção pode gerar a fecundação.

Em mulheres de ciclos regulares, 28 dias, a ovulação acontecerá 14 dias depois do 1º dia do seu último ciclo menstrual, e durará cerca de 6 dias. Fique atenta: alguns ciclos podem começar 2 dias antes ou fora do período previsto. Nesse caso, fatores hormonais, crises de ansiedade ou estresse podem alterar o ciclo da mulher.

Os sintomas do período de ovulação

A melhor época para engravidar é entre 11 e 16 dias após o 1º dia da última menstruação. Nesse período você não deve usar nenhum método contraceptivo e as relações devem acontecer no início do período fértil.

Para saber se está ovulando, esteja de olho nos sintomas causados: aumento da libido, indícios da TPM (Tensão Pré-Menstrual), maior sensibilidade a certas situações, desconforto no corpo, inchaço (principalmente nas mamas), entre outros. Abaixo você confere uma breve descrição sobre cada um dos sintomas mais comuns desse período.

Secreções

É comum a mulher notar um aumento de secreção vaginal e/ou pequenos corrimentos. Trata-se de uma substância transparente e elástica, parecida com uma clara de ovo, com pouco ou nenhum odor. Isso significa que o corpo está se preparando para que o óvulo receba o espermatozoide. Essa secreção é responsável por viabilizar a chegada dos espermatozoides.

Dor na região pélvica

As dores na região pélvica são pequenas pontadas no baixo-ventre, são similares às cólicas e a intensidade varia em cada mulher. Esse desconforto acontece quando a estrutura que envolve o óvulo se rompe no ovário.

Sensibilidade

No período fértil o corpo feminino fica mais sensível, e é normal que as mulheres fiquem mais emotivas. Além disso, pequenos inchaços nos seios e uma sensibilidade olfativa imperam em determinados dias.

Aumento da libido

O desejo pelas relações sexuais se torna mais evidente no período fértil. A ovulação convida instintivamente o corpo a se preparar para a fecundação e, por consequência, atrair o sexo oposto. Nessa fase a produção de feromônios, substâncias que são exaladas pelo corpo, se torna mais evidente, ajudando a excitar o parceiro.

Bom, agora que você entendeu um pouco melhor sobre o período de ovulação, que tal ficar atenta às reações do seu corpo e se preparar para a chegada de um bebê? Aproveite o momento, assine já a nossa newsletter e receba sempre dicas e informações sobre formas para cuidar da sua saúde íntima!

Comentários

Posted by Dra. Cristina Carneiro

2 comments

Estou pensando em mudar de pílula pra injeção. Existe algum componente do anticoncepcional que leve à depressão ou engorde? Vocês sabem se o Cyclofemina tem esse componente? Pesquisei na bula nesse site http://cyclofemina.com.br, mas não encontrei sobre. Gostaria de mais informações. Obrigada!

ginecologistasp

Mariana, não há um componente específico que engorde ou leve à depressão em nenhum anticoncepcional, mas cada organismo reage de uma forma. Visite seu ginecologista e converse com ele a respeito da troca do método contraceptivo. Ele poderá tirar todas as suas dúvidas. Att