menstruação

Tudo que você precisa saber sobre menstruação

A menstruação, apesar de ser um episódio que acontece com todas as mulheres – e por um extenso período de suas vidas –, ainda é um tema cercado de tabus, o que faz com que sejam escassas as informações sobre ela.

Pensando nisso, decidimos trazer neste artigo perguntas e respostas com tudo o que você precisa saber sobre a menstruação.

Pronta para conferir? Então, vamos lá.

O que é a menstruação?

Menstruação, menarquia, paquete, catamênio, fluxo menstrual, chico, período menstrual, regra: todos esses são apenas alguns sinônimos daquilo que, na verdade, não passa de perda (geralmente mensal) de sangue pelo canal vaginal.

Não existe uma regra quando o assunto é menstruação. Cada mulher terá ciclos e reações diferentes para lidar com ela. Algumas mulheres, por exemplo, podem demorar mais do que um mês para menstruar novamente — enquanto outras possuem ciclos de 25 dias.

O que acontece com o organismo durante a menstruação?

O sistema de reprodução da mulher conta com duas tubas uterinas, dois ovários, vagina, útero e vulva.

Com a chegada da adolescência, o endométrio, mucosa que reveste a parte de dentro do útero, fica mais espesso, além de vascularizado (com aumento de sangue) e esponjoso.

A razão para essa ocorrência é simples — ele está se preparando para receber confortavelmente um embrião. Quando não há fecundação, o tecido uterino interno se rompe e é perdido — daí o sangue que conhecemos como menstruação.

Como ela é em relação a textura, cheiro e cor?

Vermelho intenso, escuro ou marrom — essas são as principais variações de tonalidade da menstruação. A textura pode ser em coágulos ou mais líquida. E o odor existe, sim, já que é uma característica do sangue. Porém, o cheiro de que há algo “estragado” pode indicar algum problema.

Por que podemos considerá-la saudável?

A menstruação, resumidamente, indica que a saúde da mulher — e de seu aparelho reprodutor — está em dia. Quando ela não ocorre — ou quando demora muito para tal, é necessária a investigação, de modo a identificar algum problema uterino ou nos ovários.

Quais são os motivos para a menstruação atrasar?

Muito além da gravidez, a menstruação também pode atrasar por uma infinidade de fatores.

Entre os principais, podemos destacar: uso de determinados anticoncepcionais, período de amamentação, ansiedade ou estresse excessivos, obesidade, consumo de determinados medicamentos, menopausa, síndrome de ovários policísticos, alterações na glândula tireoide e assim por diante.

O que é o fluxo menstrual?

A quantidade de sangue que a mulher elimina durante um período de menstruação representa o seu fluxo. Quando há muito sangue, podemos dizer que ele é intenso ou excessivo; quando há pouco sangue (como apenas algumas gotas, por exemplo), podemos dizer que é leve.

Não há uma quantidade exata de menstruação considerada “normal”, por isso, não se preocupe.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ginecologista em São Paulo.

Comentários

Posted by Dra. Cristina Carneiro