Minha História

Dra Cristina M L Carneiro

Um pouco da minha história…..

Seja bem vindo à minha área pessoal do site ginecologistasp.com.br.

Sou Cristina Moreira Leite Carneiro, médica ginecologista e obstetra, responsável pelas informações veiculadas neste portal. Nesta página vou contar um pouco da minha história, como fui parar na ginecologia e obstetrícia e porque mantenho este site em funcionamento.

Nasci em São Paulo, a terceira de quatro filhos do Dr Alceu (clínico geral) e Dona Ivette (dona de casa). Nascida em uma família de médicos – meu avô materno, meu pai, tios, prima, irmão, cunhada, maridos de primas (nenhum ginecologista) … – esta não foi a minha primeira escolha.

Quando era pequena, havia na televisão documentários maravilhosos do Jacques Cousteau, eu assistia todos com meu pai e decidi: faria OCEANOGRAFIA. Fui me informar, aí começaram os problemas: faculdades de oceanografia há 38 anos atrás havia no Rio Grande do Sul (muito frio e longe) e no Rio de Janeiro (morar sozinha no Rio meu pai não deixaria de jeito nenhum!), em São Paulo eu teria que fazer Biologia na USP e depois pós-graduação em oceanografia. Iria virar Professora de Biologia – nem morta! Não suporto dar aulas, principalmente para adolescentes!

Passei para a segunda opção – VETERINÁRIA! Veio meu avô paterno (fazendeiro) e disse: “- Soube que você ia fazer veterinária.” Retruquei: “- Não vô, eu vou fazer!”. Disse ele: “- Então vai fazer cães e gatos”. Reclamei: “Não! O senhor sabe que gosto de animais de grande porte!”. Aí veio Sr Alcides novamente com toda sua sabedoria: “Então não vai não, porque se um fazendeiro tiver que escolher entre você e um veterinário, vai ficar com o veterinário, pois caipira não aceita ordem de mulher! se escolher você é porque quer casar, aí você não precisa fazer veterinária para mandar na fazenda….” Foi-se minha segunda opção por água abaixo…

Cheguei na MEDICINA a qual acho que está no sangue mesmo, pois não me arrependo nem um segundo: adoro o que faço!

Cursei o ensino fundamental e médio em colégio do estado, fiz intercâmbio durante os 6 primeiros meses do terceiro ano do ensino médio nos EUA e após um ano de cursinho passei no vestibular para Medicina na USP em 1982 (todos brincaram que meu irmão deixou a vaga para mim, pois havia se formado no ano anterior).

Os 6 anos seguintes foram de muito estudo, aulas teóricas, práticas, plantões, cirurgias, mas também os melhores de minha vida quando fiz grandes amizades para a vida toda, encontrei meu marido (estamos casados desde 1989!).

Você deve estar se perguntando quando decidi dedicar-me à ginecologia e obstetrícia. No quarto ano da faculdade resolvi fazer um estágio de obstetrícia na Maternidade São Paulo para aprender a fazer partos já que na faculdade faríamos muito poucos – foi aí que me apaixonei, percebi que o que eu queria na vida era ver gente nascendo e não morrendo…

Acabei a faculdade em 1987 e em seguida fui aprovada para a Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Foram mais 3 anos de especialização. Após a residência fiquei mais alguns anos no grupo de Reprodução Humana do HCFMUSP. Em 1990, recebi o Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) conferido pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia – FEBRASGO e reconhecida pela Associação Médica Brasileira – AMB.

Após todos esses anos trabalhando diariamente no meu consultório, percebi que as pessoas têm uma certa dificuldade em entender o sistema reprodutor feminino, como funciona e as doenças que o acometem. Assim, decidi criar este site com meus dados de contato e uma área que procuro manter atualizada com as principais alterações ginecológicas e obstétricas que vemos no dia a dia.

Infelizmente este não é um local para consultas online ou para emitir opiniões sobre casos específicos, assim, se você continuar com dúvidas após a leitura das matérias, por favor, agende uma consulta para que possamos esclarecer melhor suas questões.

 

 

ginecologista foto sobre

 

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top