ovário

Cisto no ovário pode dificultar a gravidez?

Cistos no ovário (também conhecidos como cistos ovarianos) são bolsinhas cheias de líquido que se formam ao redor ou dentro dos ovários. Mesmo que você não tenha ouvido falar muito sobre eles, saiba que são muito comuns — provavelmente a maioria das mulheres deve ter cistos no ovário em algum momento de suas vidas.

Mas, nem todos os cistos ovarianos são iguais. Enquanto alguns são benignos, outros podem afetar sua capacidade de engravidar e existem ainda os cistos malignos, que podem causar câncer.

Por isso, preparamos o artigo a seguir com as principais informações que você precisa saber sobre o modo como os cistos no ovário podem dificultar a gravidez. Boa leitura!

Cistos funcionais

Os cistos funcionais são o tipo mais comum e se formam durante um ciclo menstrual normal. Todo mês, seu corpo desenvolve uma estrutura semelhante a um cisto, chamada folículo, na qual um óvulo se desenvolve.

Quando o óvulo é liberado, o folículo deve se romper por conta própria, mas, às vezes, ele continua crescendo e se enchendo de líquido, formando um cisto funcional. Esses cistos geralmente são inofensivos. Raramente causam sintomas e devem se resolver por conta própria dentro de alguns ciclos menstruais. No entanto, eles podem contribuir para a infertilidade se crescerem muito.

Cistos sintomáticos

Existem outros três tipos de cistos que não estão relacionados ao ciclo menstrual, e são mais propensos a causar dor ou outros sintomas desconfortáveis.

Cistos dermóides

São cistos que podem conter fragmentos ósseos humanos, tecidos, pelos, fluidos e até mesmo dentes. Isso acontece porque eles se desenvolvem a partir das células que criam os óvulos. Pode parecer assustador, mas geralmente são cistos benignos.

Cistadenoma ovariano

Esse tipo de cisto se caracteriza como sacos cheios de líquido ou de muco que se desenvolvem a partir do tecido ovariano. Em alguns casos, eles podem ser cancerosos, mas geralmente não são.

Tanto os cistos dermoides quanto os cistoadenomas podem se tornar grandes, às vezes alterando a posição do ovário e fazendo com que ele se retorça — uma condição dolorosa conhecida como torção ovariana.

Endometrioma

É um cisto relacionado à endometriose. Esses cistos às vezes são chamados de “cistos de chocolate” por causa de sua cor escura. Eles crescem no ovário, formados por tecido endometrial que vão de dentro da cavidade do útero para o ovário e diferentemente da endometriose nos outros tecidos, o endometrioma, quando isolado, não causa dor.

Cistos e fertilidade

A influência de um cisto na saúde e na capacidade de engravidar de uma mulher depende de muitos fatores, incluindo o tipo e tamanho do cisto, a idade da pessoa afetada e a fertilidade geral.

Mulheres com síndrome do ovário policístico também podem enfrentar desafios de fertilidade. Os endometriomas são o tipo de cisto com maior potencial de afetar a capacidade de engravidar (eles podem distorcer a anatomia da pélvis e causar inflamação e cicatrizes), e a mulher pode precisar de tratamento. Cistos dermoides e cistoadenomas não estão associados à infertilidade.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ginecologista em São Paulo.