Mioma

ginecologista moça na grama mioma

Project Description

Todos falam muito em MIOMAS…. Mas o que vem a ser isso afinal?

Mioma é um tumor BENIGNO que aparece no útero, não se sabe bem porquê, mas tem uma tendência familiar (isto é, se sua avó, mãe, tia, irmã tiveram, você tem uma grande chance de vir a ter também) e a incidência é maior nas mulheres negras do que nas de outras raças.

Eles podem ou não provocar sintomas, assim muitas vezes são diagnosticados em exames de rotina. Os sintomas mais frequentes são aumento do fluxo e duração da menstruação acompanhado ou não por cólicas, dor na relação sexual, dificuldade em esvaziar a bexiga, obstipação intestinal, aumento do volume abdominal entre outras alterações.

O tratamento pode variar desde acompanhamento (no caso de miomas pequenos sem sintomatologia), tratamento clínico, embolização (obstrui-se o vaso que alimenta o mioma e ele acaba diminuindo de tamanho) e tratamento cirúrgico podendo ser a miomectomia (retirada só do mioma ou miomas) ou histerectomia (retirada do útero), mas esta decisão só poderá ser tomada pelo seu ginecologista em conjunto com você após a avaliação de todo quadro clínico e laboratorial.

Procure seu ginecologista para uma avaliação.

 

Project Details

Tags: Patologias Pélvicas

Back to Top